Visita à casa @snickargladjen
Tivemos a maravilhosa oportunidade de colaborar com a criadora inspiradora Johanna Berglund, conhecida como @snickargladjen, durante o processo de design do seu belo papel de parede, Inger. Visitámos o seu deslumbrante jardim e a sua casa e ficámos imediatamente apaixonados.
Vamos ficar a conhecê-los juntos.
Johanna vive com a sua família numa bela casa antiga, Prästgården, em Jäla, onde constrói, jardina, decora e trabalha para se tornar autossuficiente em termos alimentares.
"Se pudesse escolher, diria que o meu nome do meio seria "Criar". Sou movida pelo desejo de criar e ser criativa - tudo, desde fazer uma casa acolhedora para a minha família até produzir alimentos de raiz no nosso projeto de autossuficiência."
Johanna Berglund, Criador
A criatividade moldou toda a vida de Johanna e ela lembra-se de como, em criança, reorganizava frequentemente o seu quarto e de como gostava da sensação de mudança. Até tinha um peitoril de janela extra para todas as plantas que recolhia.
Explica que gosta do processo de planeamento e criação - a viagem em si. O resultado final não é tão importante para ela. Admite que começa muitas coisas, mas acaba muito menos. É aí que entra o seu marido, Kristoffer. Normalmente, ele certifica-se de que os resultados são concluídos e bem feitos. "Somos a dupla perfeita, diz" Johanna.
"Gosto do processo de planeamento e criação - a viagem em si. O resultado não é tão importante para mim."
Johanna Berglund, Criador
Pedimos à Johanna que descrevesse o seu estilo de decoração de interiores: "Não tenho um estilo específico. Preocupo-me muito pouco com as tendências. Quero uma casa acolhedora e convidativa, mas com equilíbrio. Não deve ter poucos objectos para não parecer vazia, mas também não deve ter demasiados que a tornem desordenada e pouco prática. Quando decoro, confio no meu olho. Testo, reorganizo e volto a testar até ficar satisfeita."
"Não tenho um estilo específico. Também me preocupo muito pouco com as tendências. Quando decoro, confio no meu olho. Testo, reorganizo e volto a testar até ficar satisfeita."
Johanna Berglund, Criador
Para alguém que não tenha visto a minha casa, diria que se inclina para um estilo rústico campestre. As paredes são uma mistura de papéis de parede com padrões e cores sólidas, uma mistura de velho e novo. Não é excessivamente colorida, mas são acrescentados pormenores onde acho que se adequam e um pouco de acordo com a estação do ano.
A Johanna tem sempre uma visão clara do aspeto e da sensação que pretende dar a uma divisão antes de começar. Uma das suas dicas é guardar muitas imagens. Observe-as e, em seguida, repita o mesmo processo, mas reduza-o a um máximo de 10 imagens. É nessa altura que normalmente se consegue identificar o que se procura e como se quer que a divisão seja. Depois disso, é altura de se concentrar nos pormenores. Que papel de parede vai escolher? Que cor escolherá do papel de parede para as guarnições e a madeira? Que têxteis e mobiliário se adequarão?
Fizemos algumas perguntas à Johanna sobre os seus papéis de parede favoritos e como os escolhe para a sua casa:
![](https://res.cloudinary.com/gimmersta-wallpaper/image/upload/c_fill,f_auto,fl_progressive,q_auto,w_700,h_700/v1728905445/cronos-sw/magazine/housetour-snickargladjen/Sw-square-inger-sandstone.jpg)
O que é importante para si quando escolhe um papel de parede?
Apenas uma coisa - amor à primeira vista. Sei exatamente como trabalho; se não gostar do papel de parede imediatamente, também não aprenderei a gostar dele mais tarde. Muitas vezes, preciso de sentir a textura do papel de parede e de o ver numa parede antes de tomar uma decisão.
Outro aspeto importante é a sensação das divisões adjacentes. Um papel de parede deve ser tão bonito por si só como quando emparelhado com uma divisão vizinha. Por vezes, pode ser difícil acertar neste aspeto. Nesses casos, opto por colocar papel de parede ou pintar a divisão adjacente com uma cor sólida até encontrar a combinação perfeita.
![](https://res.cloudinary.com/gimmersta-wallpaper/image/upload/c_fill,f_auto,fl_progressive,q_auto,w_700,h_700/v1728905445/cronos-sw/magazine/housetour-snickargladjen/Sw-square-ulla-garden-green.jpg)
Quais são os teus papéis de parede favoritos?
Muitos! Mas os meus favoritos absolutos são o Benjamin, Sage Green, que temos na nossa sala de estar, e o Clara, Oat, para o qual ainda não encontrei um lugar na casa - por isso estou a pensar em construir uma casa só para ele! E, claro, adoro os meus papéis de parede e os da Evelina, Inger e Ulla.
"Clara, o Oat é o meu favorito absoluto, mas ainda não encontrei um lugar para ele, por isso estou a pensar em construir uma casa só para ele!"
Johanna Berglund, Criador
![](https://res.cloudinary.com/gimmersta-wallpaper/image/upload/c_fill,f_auto,fl_progressive,q_auto,w_700,h_700/v1728908841/cronos-sw/magazine/housetour-snickargladjen/Sw-square-vackrare-vardag.jpg)
Como é que cria um quotidiano mais bonito?
Tento mover-me um pouco mais devagar. Quer seja a apanhar um ramo de flores ao sol da manhã ou a sentar-me no campo com os meus animais. Para mim, a beleza reside na presença - ver e apreciar o que está à minha volta. Agora que o outono se aproxima e não consigo encontrar a paz no jardim e na estação de crescimento, é mais uma questão de acender velas e criar aconchego. Trata-se simplesmente de adotar um ritmo mais lento.
"A beleza está na presença - ver e amar o que tenho à minha volta."
Johanna Berglund, Criador